Results for 'Maria Goretti de Oliveira'

979 found
Order:
  1.  8
    O horizonte da justiça E da Paz em medellín.Maria Goretti de Oliveira - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):5-14.
    Este artigo tem por objetivo comentar os dois primeiros números do documento da Conferência de Medellín que tratam especificamente dos temas justiça e paz. Diante do contexto em que vivemos e, sobretudo, dos gritantes sinais de injustiça social e conflitos que assolam o nosso continente causando violência e miséria, faz-se necessário refletir e buscar caminhos que contribuam para a construção de uma sociedade justa e fraterna. Desejamos com este trabalho abrir pistas de reflexão que nos ajudem a tomar consciência do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Pode Deus sofrer?de Oliveira Maria Goretti - 2016 - Revista de Teologia 10 (18):122-133.
    This article aims to analyze the following question: Can God suffer? The motivations that led us to develop this theme are based on the attempt to understand if God suffers, how that suffering is in the passion and death of his Son and how he takes part in the human suffering. Therefore, this research asks about the fact that suffering is a present reality in the lives of all and for this reason we ask what is the close relationship between (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  17
    O papel da mulher na Comunidade remanescente do Quilombo de Fojo e sua relação com a natureza.Maria Edinalva De Oliveira Carmo & Maria de Fátima De Andrade Ferreira - 2020 - Odeere 5 (9):281.
    Este artigo é parte de uma pesquisa de Mestrado em Ciências Ambientais que investigou “A relação mulher-natureza na Comunidade Remanescente do Quilombo de Fojo, Itacaré – BA”, através da abordagem descritiva e análise quantitativa e qualitativa de dados, buscando aprofundamento teórico para tratar de relações de gênero, gênero e meio ambiente e a importância do papel da mulher na organização cotidiana das comunidades tradicionais, inclusive de remanescentes de quilombos. Os sujeitos da pesquisa foram mulheres e homens da Comunidade de Fojo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Os Professores ea Leitura: As Contribuições de Bahktin e Vygotsky.Maura Maria Morais de Oliveira Bolfer - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Sentidos produzidos por ouvidores de vozes sobre suas experiências com as vozes.Maria Laura de Oliveira Couto & Luciane Prado Kantorski - 2021 - Aletheia 54 (1).
    O presente estudo tem como objetivo conhecer os sentidos produzidos por ouvidores de vozes sobre suas experiências com as vozes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. Se deu através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dezesseis ouvidores de vozes usuários de um Centro de Atenção Psicossocial da cidade de Pelotas/RS. Evidenciou-se que o sentido que o ouvidor atribui às vozes é subjetivo, individual, e dependente de fatores externos, como os discursos a que esse ouvidor é exposto no seu meio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    Resenha de Leão, D.; Guerrier, O. (eds.). Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque (2019).Maria Aparecida de Oliveira Silva - 2022 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 32:e03204.
    Resenha de Leão, D.; Guerrier, O. (eds.). Figures de sages, figures de philosophes dans l'oeuvre de Plutarque (2019).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Plutarco - Da virtude e do vício.Maria Aparecida de Oliveira Silva - 2018 - Perspectivas 1 (2):101-109.
    Περὶ ἀρετῆς καὶ κακίας, ou De virtute et vitio, é o primeiro tratado listado no Catálogo de Máximo Planudes, sem qualquer referência no de Lâmprias. Tal como é característico ao corpo de tratados plutarquianos intitulado Moralia, nosso autor faz uso de narrativa pedagógica e moralizante. Em Da virtude e do vício, Plutarco exorta seu leitor/ouvinte a cultivar a virtude por meio do estudo da filosofia, instrumento necessário ao desenvolvimento do caráter. O estilo de Plutarco é de uma grande riqueza de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  22
    Abordagem nietzschiana da cultura na obra “o Nascimento da tragédia”.Maria Lucivane de Oliveira Morais - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):51-61.
    O objetivo geral desse artigo consiste em analisar a obra “ O nascimento da tragédia”, escrita por Friedrich Nietzsche em 1872, destacando sua compreensão sobre a cultura. Nela, foram tecidas análises iniciais sobre a cultura grega conceituando-se o papel do apolíneo e do dionisíaco como impulsos estéticos e cósmicos que originavam a tragédia; de Eurípedes e Sócrates como causadores de sua destruição devido à racionalidade intrínseca a um novo juízo artístico. Assim, as criações modernas emergiam constituídas por valores socráticos que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    O hibridismo na poesia de Florbela Espanca.Tatiane Maria Barbosa de Oliveira & Paulo Vitor de Souza Pinto - 2019 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 8 (2):81-90.
    Este artigo apresenta estudos sobre o hibridismo presente na poesia simbolista de Florbela Espanca (1894-1930). Temos como objetivo apresentar os resultados de uma investigação realizada sobre os traços híbridos que estão presentes nos sonetos Este Livro..., Eu, Mais Alto, Vaidade e Torre de Névoa, observando de que maneira tais traços se apresentam em cada soneto, suas influências e a contribuição de diferentes estéticas na construção da poesia de Florbela Espanca.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  36
    Pedagogy of Solidarity.Paulo Freire, Ana Maria Araújo Freire, Walter F. de Oliveira, Henry A. Giroux & Donaldo Macedo - 2014 - Left Coast Press.
    Famous Brazilian educational and social theorist Paulo Freire presents his ideas on community solidarity in moving toward social justice in schools and society in a set of talks and interviews shortly before his death, supplemented with ...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  11.  11
    Resenha de Torrano, J. Mito e imagens míticas. Hesíodo, homéricos, tragédia e Platão.Maria Aparecida De Oliveira Silva - 2021 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 31.
    Resenha de Jaa Torrano. Mito e imagens míticas. Hesíodo, homéricos, tragédia e Platão.São Paulo, Córrego.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    Comissão de Terras e Colonização de Passo Fundo e Palmeira: atuação nos toldos indígenas sob suas jurisdições.Kalinka De Oliveira Schmitz & Rosani Maria Martinelli Nunes - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):05.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  16
    Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife.Aurenéa Maria de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (39):1510-1533.
    This research conducted in state and municipal public schools of Recife in Pernambuco through research project that had the support of UFPE and CNPq aimed to analyze the Religious Education curriculum, the place that women, especially with marginalized sexual orientation as lesbian, bisexual and transgender occupy. To this end, we work with the methodology of Discourse Analysis and the Theory of Speech, looking first identify the main ideologies surrounding and involving the theme, then locate the hegemonic discourse or hegemonic discourses (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  49
    O movimento de Educação para Todos: a escolarização básica como retórica na formação do trabalhador.Francisca Helena de Oliveira Holanda & Maria Cleide da Silva Barroso - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 204.
    O artigo trata de uma crítica ao Programa de Educação para Todos, sob a organização do Banco Mundial, impõe um amplo programa de reestruturação dos sistemas nacionais de ensino, priorizando a universalização da educação básica. Esse ideário de educação tem sua gênese a partir da ascensão da burguesia ao poder, determinando um novo modo de produção: o sistema capitalista. Assim, a formação do trabalhador inclui aprendizagens úteis e adquiridas fora do trabalho. No caso brasileiro, as reformas educacionais constituem um pacto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Liberdade e Religião: Uma Reflexão a Partir da Filosofia de Jürgen Habermas.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Luiz Carlos Sureki - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (156):119.
    O objetivo deste artigo é, ao fazer memória dos cem anos da Escola de Frankfurt e assumindo como interlocutor Jürgen Habermas, discutir dois temas importantes para nosso contexto: as questões da liberdade e da religião. Em primeiro lugar, trata-se de verificar o que significa dizer ser livre em sentido próprio. Veremos que para Habermas apenas a autonomia da vontade torna possível afirmar a liberdade em sentido próprio. Em seguida, considerando o papel da religião da esfera pública, trata-se de perguntar em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Currículo nacional.Maria Antonieta Albuquerque de Oliveira - 2008 - Educação E Filosofia 11 (21/22):25-38.
    Resumo: O texto tem como objetivo apontar alguns elementos para uma reflexão crítica sobre a mudança curricular, no sentido da emergência de um currículo nacional. Em tempos de reorganização das forças conservadoras, a quem e a que serve a reformulação curricular levada a efeito sob a égide da necessidade da melhoria qualitativa da escola? Palavras-chave: educação; mudança curricular; currículo nacional.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  24
    Ética e Educação em Lima Vaz.Cláudia Maria Rocha de Oliveira & Edvaldo Antônio de Melo - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):207-222.
    Neste artigo, defendemos a tese de que a Educação é um dos temas fundamentais da reflexão de Lima Vaz. Propomos mostrar de que maneira, para ele, o ethos possui papel importante na formação da consciência e da personalidade morais. Em primeiro lugar, explicitaremos em que sentido a educação, embora não seja tema principal de nenhuma obra de Lima Vaz, pode ser compreendida como tema transversal que perpassa as obras do autor. Em seguida, explicitaremos qual o papel do ethos na constituição (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  26
    The vertical time and the poetic's dimension in Clarice Lispector's fictional artistic creation: a bachelardian analysis.Maria Elisa de Oliveira - 1993 - Trans/Form/Ação 16:53-61.
    The remarkable presence of a poetic-prose in Clarice Lispector's fictional artistic creation gave us the possibility of exemplifying some central aspects, as vertical time and poetic instant, in Gaston Bachelard's rich and suggestive reflexion about the poetic universe.A presença marcante de uma prosa-poética na produção ficcional de Clarice Lispector possibilitou-nos exemplificar algumas noções centrais na rica e sugestiva reflexão de Gaston Bachelard acerca do universo poético.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  10
    Ensino Religioso em contexto democrático: debate nas escolas públicas contempor'neas.Aurenéa Maria de Oliveira - 2020 - Horizonte 18 (55):15-15.
    This article aims to examine the contemporary presence of religions in the Brazilian public space, having as its axis of debate in this process the Religious Teaching. In this aspect, it is in dialogue with the secular dimension of educational establishments, specifically public, questioning the relevance or not of the discipline in question in them and emphasizes, along the way, reflections that can broaden this discussion, especially with the curriculum. Thus, it is assumed that the current Religious Teaching curriculum advocates (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    A mudança epistemológica do professor de ciências e biologia.Ana Maria de Oliveira Cunha - 2008 - Educação E Filosofia 17 (33):93-110.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  68
    Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea. Araújo de Oliveira, Manfredo A. (ed.).Sergio Cremaschi, Manfredo A. Araújo de Oliveira, Helder Buenos Aires de Carvalho, Zeljko Loparic, Pergentino S. Pivatto, Maria Cecilia Maringoni de Carvalho, Terence Kennedy, Sonia T. Felipe, F. Javier Herrero, Oswaldo Junior Giacoia & Oswaldo Cirne-Lima - 2000 - Petropolis: Editora Vozes.
    Escritos por onze renomados filósofos os ensaios pretendem, de forma acessível e didática, explicitar as principais tendências e perspectivas da reflexão ética contemporânea. Indicado a estudantes e docentes de filosofia ética, teologia, sociologia e interessados em geral. -/- Prefàcio 1.Tendencias neoaristotelicas na etica atual - Sergio Cremaschi 2. Alasdair MacIntyre e o retorno as tradicoes morais de pesquisa racional - Helder Buenos Aires de Carvalho 3. Etica da finitude - Zeljko Loparic 4. Por uma etica ilustrada e progressista: uma defesa (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  14
    A questão de deus na história da filosofia.Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier (ed.) - 2008 - Sintra: Zéfiro Edições.
  23.  14
    Questões de filosofia na idade média.Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier - 2007 - Lisboa: Edições Colibri.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    Razão e ser: três questões de ontologia em Santo Anselmo.Maria Leonor Lamas de Oliveira Xavier - 1999 - Lisboa: Ministério da Ciência e da Tecnologia.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  14
    Os Troncos Velhos Pataxó de Cumuruxatiba em palavras.Cristiane Maria De Oliveira - Jandaia Pataxó & Paulo de Tássio Borges Da Silva - 2018 - Odeere 3 (5):175.
    O relato é resultado da reflexão dos conhecimentos produzidos interculturalmente no percurso do Curso de Magistério Indígena, Nível Médio da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Foi elaborado a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Kijetxawê Zabelê, no município de Prado/BA; das vivências nos projetos das comunidades Pataxó em Cumuruxatiba/Kaí e nas trocas realizadas com meus colegas e professores, especialmente, com os saberes dos Troncos Velhos das Aldeias de Cumuruxatiba.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  17
    Metafísica e ética: a filosofia da pessoa em Lima Vaz como resposta ao niilismo contemporâneo.Cláudia Maria Rocha de Oliveira - 2013 - São Paulo, SP: Edições Loyola.
    A partir de um diálogo com a modernidade de Henrique Cláudio de Lima Vaz, considerado um dos maiores filósofos brasileiros, a autora Cláudia Maria Rocha de Oliveira propõe nesta obra duas questões fundamentais: o problema do sentido da existência e a pergunta a respeito da orientação ética para as ações.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    Comunicação, participação política e tensões da democracia no governo local: o Orçamento Participativo Digital 2011 em Belo Horizonte.Ana Maria Rodrigues de Oliveira - 2014 - Horizonte 12 (33):246-248.
    OLIVEIRA, Ana Maria Rodrigues de. Comunicação, participação política e tensões da democracia no governo local: o Orçamento Participativo Digital 2011 em Belo Horizonte. 2014. xxxf. Tese (Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  23
    O Tempo Vertical e a Dimensão do Poético na Obra de Clarice Lispector: Uma Leitura Bachelardiana.Maria Elisa de Oliveira - 1994 - Discurso 23:177-190.
    A presença marcante de uma prosa-poética na produção ficcional de Clarice Lispector possibilitou-nos exemplificar algumas noções centrais (tempo vertical e instante poético) na rica e sugestiva reflexão de Gaston Bachelard acerca do universo poético.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Civismo e militarismo da infância: uma abordagem baseada no jornal O Rebate (Pelotas/RS, 1914-1915).Maria Augusta Martiarena de Oliveira & Giana Lange do Amaral - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (3):62-75.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O Futuro das instituíções escolares: Nietzsche revisitado.Maura Maria Morais de Oliveira Bolfer - 2002 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 4 (2):p - 125.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. O trabalho (re) significando as práticas pedagógicas na formação profissional.Maria Clarice Rodrigues de Oliveira - 2010 - In Naira Lisboa Franzoi (ed.), Trabalho, trabalhadores e educação: conjeturas e reflexões. Porto Alegre: Editora Evangraf.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  29
    O Direito à Saúde: uma análise com Comunidades Quilombolas baianas.Leila Maria Prates Teixeira Mussi, Ilzver de Matos Oliveira, Claudio Bispo de Almeida & Ricardo Franklin de Freitas Mussi - 2023 - Odeere 8 (1):322-339.
    A concretização do direito à saúde deve ser viabilizada pelo Estado, com foco na efetivação das políticas públicas para garantia da implantação e funcionamento dos serviços demandados pelos respectivos grupos populacionais. Destarte, essa escrita objetivou analisar como o direito à saúde é contemplado em comunidades quilombolas de uma região geográfica baiana. Metodologicamente enquadra-se como de abordagem qualitativa, com informações obtidas por meio de entrevistas estruturadas (sobre a infraestrutura e/ou serviços públicos de saúde) desenvolvidas com as representações das Associações de Moradores (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  36
    The poet's figure in Friedrich von Hardenberg and Gaston Bachelard: some considerations.Maria Elisa de Oliveira - 1996 - Trans/Form/Ação 19:47-59.
    Through Fire - important element in Novalis and Gaston Bachelard, we could try an approach between these two authors, separated in time, but close in the aesthetic's imagination value.Através do Fogo - elemento marcante tanto em Novalis quanto em Gaston Bachelard, pudemos ensaiar uma aproximação entre esses dois autores, distantes no tempo, mas próximos no tocante à valorização da imaginação.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  37
    O aprendizado do não-saber na mística de Angelus Silesius (The learnig of the not-knowing in the mystique of Angelus Silesius) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p196. [REVIEW]Cleide Maria de Oliveira - 2010 - Horizonte 8 (18):196-213.
    A linguagem apofática é um gênero discursivo estreitamente relacionado à Teologia Negativa, cuja formulação mais acabada se encontra na obra do Pseudo-Dionísio (séc. V), místico que funda uma tradição negativa que se perpetuará durante toda a Idade Média e Moderna. Na contemporaneidade diversos autores (DERRIDA, 1995 e 1997; FRANKE, 2007; PONDÉ, 2003; VEGA, 2004 e 2009 e outros) têm destacado a retomada desse gênero discursivo nas artes, na literatura e nas ciências humanas de forma geral. A linguagem apofática é, portanto, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  30
    Learning Potential in Narrative Writing: Measuring the Psychometric Properties of an Assessment Tool.Léia G. Gurgel, Mônica M. C. de Oliveira, Maria C. R. A. Joly & Caroline T. Reppold - 2017 - Frontiers in Psychology 8.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  20
    A metáfora da noite escura no itinerário espiritual de São João da Cruz (The metaphor of the dark night in spiritual journey of São João da Cruz) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p779. [REVIEW]Cleide Maria de Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (27):779-803.
    A imagem da noite é uma constante em diversas tradições místicas, estando associada à necessidade, expressa pela mística apofática, de transcender às imagens, ao conhecimento e ao nome de Deus, bem como a um método ascético que conduziria a uma experiência que não sendo sensível ou inteligível, não é catalogável pelo nosso sistema de cognição. A noite será uma das imagens mais poderosas e de maior expressividade na poesia de São João da Cruz, representante da mística ibérica do séc. XVI. (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  29
    Erotismo, mística e morte: a tríade adeliana (Eroticism, mysticism and death in Adélia Prado poetry) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n25p104. [REVIEW]Cleide Maria de Oliveira - 2012 - Horizonte 10 (25):104-119.
    Resumo O artigo pretende apresentar as principais linhas temáticas da poética de Adélia Prado, escritora que do primeiro ( Bagagem , 1976) ao último livro ( A duração do dia , 2010) tem surpreendido público e crítica com a articulação de temas que o senso comum considera divorciados, mais propriamente, uma religiosidade mística e uma erótica candente. Pensar o erótico e o místico em Adélia é pensar o humano circunscrito pelo horizonte da morte, sabendo-se que, mais do que uma temática, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Avaliação externa no ensino fundamental: A prova brasil E seus efeitos.Leda Maria de Oliveira Rodrigues & Luciane Szatkoski - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (13):25-41.
    Este artigo pretende discutir a avalição em larga escala, tema atual e polêmico, pois é um procedimento considerado preocupante para educadores e estudiosos da educação brasileira, em todas as suas modalidades, desde a educação básica até ao ensino superior. Abordaremos aqui a avaliação em larga escala já em processo no ensino fundamental, principalmente por tratar-se de fase crucial do ensino, a educação básica. No caso específico deste artigo, discutiremos a Prova Brasil, instrumento da avaliação em larga escala no Ensino Fundamental (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Programa de agressores como parte da resposta coordenada da comunidade – a experiência do grupo reflexivo de homens no ministéRio público do Rio grande do norte.Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, Jackeline Costa & Maria Ildérica Castro - 2014 - Revista Fides 5 (1):65-83.
    PROGRAMA DE AGRESSORES COMO PARTE DA RESPOSTA COORDENADA DA COMUNIDADE – A EXPERIÊNCIA DO GRUPO REFLEXIVO DE HOMENS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Jeffrey F. Hamburger, Diagramming Devotion: Berthold of Nuremberg’s Transformation of Hrabanus Maurus’s Poems in Praise of the Cross. Chicago; London, The University of Chicago Press, 2020.Celeste Maria Lourenço da Silva de Oliveira Pedro - 2022 - Revista Española de Filosofía Medieval 28 (2):154-157.
    The case study is presented in the title: Hrabanus Maurus’s In honorem sanctae crucis and Berthold of Nuremberg’s two-part work Liber de misteriis et laudibus sancta crucis and the supplement Liber de misteriis et laudibus interemerate Virginis genitrices Dei et Domini nostril Ihesu ) are confronted and dissected; and the use of the word “transformation” is key to the analytical and interpretive possibilities concerning the medieval formulas the author presents. Close to five hundred years separate the carmina figurata of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    A questão da guerra: Entre Carl Schmitt e Hannah Arendt.Mário Sérgio de Oliveira Vaz & Maria Fernanda dos Santos - 2022 - Princípios 29 (60):190-212.
    O artigo apresenta uma reflexão sobre a guerra a partir de Carl Schmitt e Hannah Arendt. Para tanto, realiza-se um recorte na obra de cada autor. De Carl Schmitt, discute-se o livro O conceito do político (2009) que contém ainda A teoria do Partisan. De Hannah Arendt, restringe-se a Sobre a violência (2001), A promessa da política (2020), e alguns ensaios contidos em Entre o passado e o futuro (2009). Neste sentido, Carl Schmitt permite discutir o papel da inimizade para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    A ação humana e a natureza.Mário Sérgio de Oliveira Vaz & Maria Fernanda dos Santos - 2024 - Controvérsia 20 (1):92-103.
    Este artigo procura apresentar algumas considerações acerca do entrecruzamento do pensamento político de Hannah Arendt e a questão ambiental. Para tanto, o seguinte questionamento servirá de guia para a reflexão aqui pretendida: se o âmbito natural é perturbado pelas ações humanas, é razoável a crença de que a própria ação humana possa ser capaz de frear o atual cenário de catástrofe? Assim sendo, assume-se, aqui, como procedimento metodológico uma análise bibliográfica que recorre ao livro A condição humana (The human condition, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  44
    Indecisão vocacional na adolescência: efeitos combinados de gênero e ambiente sociocultural.Mauro de Oliveira Magalhães, Ana Maria Maia & Marco Antônio Pereira Teixeira - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:73-82.
    Estudos recentes têm sugerido a existência de interações entre sexo, gênero e ambiente sociocultural na determinação de níveis de indecisão vocacional. Participaram do estudo 186 adolescentes de ambos os sexos (86 do interior e 100 da capital do estado), estudantes do ensino médio. Os instrumentos u..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    A continuação dos estudos sobre as escritas do memoriando: Atos de curriculo e preconceitos revelados.Zoraya Maria De Oliveira Marques - 2019 - Odeere 4 (8):140.
    Este é o segundo texto produzido pela investigação de inspiração etnográfica ‘Eu, Pedagoga’ e busca revisar e dar seguimento a sistematização dos estudos e análises advindas da sua primeira etapa, apresentada no relato de experiências com o título “Questões étnico raciais no ato de currículo Memoriando: identidade em conflito ou o silenciamento de si?”. O conjunto de argumentos e posições aqui pontuadas, resultaram, por sua vez, do esforço de compreensão de 06 entrevistas tópicas que selecionamos de forma criteriosa junto aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  52
    Indecisão vocacional na adolescência: efeitos combinados de gênero e ambiente sociocultural; Vocational indecision in adolescence: combined effects of gender and sociocultural environment.Mauro de Oliveira Magalhães, Ana Maria Maia & Marco Antônio Pereira Teixeira - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:73-82.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  5
    Eu pedagoga memoriando: depois do dito e revivido, quem sou agora ‘Amadurecida’?Zoraya Maria de Oliveira Marques - 2021 - Odeere 6 (2):339-351.
    “Eu Pedagoga Memoriando: depois do dito e revivido, quem sou agora ‘Amadurecida’?” completa a “trilogia” iniciada no Projeto de Experiências Criadoras na década de 90 junto a discentes e egressos de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia/UNEB. O vol. nº 03 se constitui como artigo conclusivo rodeando as mesmas inquietações, cuja provocação se deu na pergunta problema: “pensando em episódios como preconceito, discriminação, intolerância “qual dentre os fatos mais marcantes da sua vida acadêmica e/ou familiar, teve grande impacto e/ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  19
    Sports and Functional Training Improve a Subset of Obesity-Related Health Parameters in Adolescents: A Randomized Controlled Trial.Braulio Henrique Magnani Branco, Isabela Ramos Mariano, Leonardo Pestillo de Oliveira, Sônia Maria Marques Gomes Bertolini, Fabiano Mendes de Oliveira, Cynthia Gobbi Alves Araújo & Kristi Adamo - 2021 - Frontiers in Psychology 11.
    To investigate the effects of two different modes of physical activity on body composition, physical fitness, cardiometabolic risk, and psychological responses in female adolescents participating in a multi-disciplinary program. The 12-week randomized intervention included 25-adolescents with overweight divided into two groups: sports practice-SPG and functional training-FTG. The SPG intervention was divided into three sports: basketball, handball, and futsal. SPG participants performed one sport 3-times/week, over the course of 1 month. The FTG performed concurrent exercises 3-times/week. This study was registered in (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  54
    Proceedings of the 4th World Conference on Research Integrity: Brazil, Rio de Janeiro. 31 May - 3 June 2015.Lex Bouter, Melissa S. Anderson, Ana Marusic, Sabine Kleinert, Susan Zimmerman, Paulo S. L. Beirão, Laura Beranzoli, Giuseppe Di Capua, Silvia Peppoloni, Maria Betânia de Freitas Marques, Adriana Sousa, Claudia Rech, Torunn Ellefsen, Adele Flakke Johannessen, Jacob Holen, Raymond Tait, Jillon Van der Wall, John Chibnall, James M. DuBois, Farida Lada, Jigisha Patel, Stephanie Harriman, Leila Posenato Garcia, Adriana Nascimento Sousa, Cláudia Maria Correia Borges Rech, Oliveira Patrocínio, Raphaela Dias Fernandes, Laressa Lima Amâncio, Anja Gillis, David Gallacher, David Malwitz, Tom Lavrijssen, Mariusz Lubomirski, Malini Dasgupta, Katie Speanburg, Elizabeth C. Moylan, Maria K. Kowalczuk, Nikolas Offenhauser, Markus Feufel, Niklas Keller, Volker Bähr, Diego Oliveira Guedes, Douglas Leonardo Gomes Filho, Vincent Larivière, Rodrigo Costas, Daniele Fanelli, Mark William Neff, Aline Carolina de Oliveira Machado Prata, Limbanazo Matandika, Sonia Maria Ramos de Vasconcelos & Karina de A. Rocha - 2016 - Research Integrity and Peer Review 1 (Suppl 1).
    Table of contentsI1 Proceedings of the 4th World Conference on Research IntegrityConcurrent Sessions:1. Countries' systems and policies to foster research integrityCS01.1 Second time around: Implementing and embedding a review of responsible conduct of research policy and practice in an Australian research-intensive universitySusan Patricia O'BrienCS01.2 Measures to promote research integrity in a university: the case of an Asian universityDanny Chan, Frederick Leung2. Examples of research integrity education programmes in different countriesCS02.1 Development of a state-run “cyber education program of research ethics” in (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  19
    A RDF-based graph to representing and searching parts of legal documents.Francisco de Oliveira & Jose Maria Parente de Oliveira - forthcoming - Artificial Intelligence and Law:1-29.
    Despite the public availability of legal documents, there is a need for finding specific information contained in them, such as paragraphs, clauses, items and so on. With such support, users could find more specific information than only finding whole legal documents. Some research efforts have been made in this area, but there is still a lot to be done to have legal information available more easily to be found. Thus, due to the large number of published legal documents and the (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  40
    Ensino de história: questão estatal ou pública?Margarida Maria Dias de Oliveira - 2011 - Dialogos 15 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 979